quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nutrientes e suas funções

Não existe um alimento que, sozinho, forneça tudo aquilo que o nosso  organismo precisa. Sendo assim, é necessário dispor de uma alimentação variada.  Os alimentos são constituídos de nutrientes diversos, responsáveis por determinadas funções do organismo.
 Alguns alimentos possuem mais proteínas, outros mais carboidratos ou vitaminas ou minerais e portanto são considerados fontes desses nutrientes. Mas, o que são proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas?
Proteínas - Indispensáveis para o crescimento e manutenção da vida, são um dos principais materiais de construção do corpo. Constantemente o organismo gasta suas proteínas que precisam ser substituídas. Crianças que não recebem proteínas suficientes em sua alimentação têm o crescimento prejudicado, defeitos de postura, cansaço fácil, palidez e desânimo.
Carboidratos - dão calor e energia ao corpo. A falta desse nutriente manifesta-se por sintoma de fraqueza, tremores, mãos frias, tonturas o que pode levar ao desmaio. É o que acontece no jejum prolongado. Já o excesso de carboidratos no organismo transforma-se em gorduras e provoca obesidade.
Gorduras - além de proteger o esqueleto, funcionam como manto protetor contra o frio e como isolante do calor interno produzido pelo organismo. O excesso de gorduras provoca aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, e aumento do peso do corpo.
Vitaminas - Elas o são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses). Elas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).
Necessitamos de vitaminas dos tipos A, D, E, K, Complexo B e vitamina C. Cada uma delas têm uma função específica...


Vitaminas
FontesDoenças provocadas pela carência (avitaminoses)Funções no organismo
Afígado de aves, animais e cenouraproblemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renaiscombate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina
Dóleo de peixe, fígado, gema de ovosraquitismo e osteoporoseregulação do cálcio do sangue e dos ossos
Everduras, azeite e vegetaisdificuldades visuais e alterações neurológicasatua como agente antioxidante.
Kfígado e verduras de folhas verdes, abacatedeficiência na coagulação do sangue, hemorragias.atua na coagulação do sangue, previne osteoporose, ativa a osteocalcina (importante proteína dos ossos).
B1cereais, carnes, verduras, levedo de cervejaberibériatua no metabolismo energético dos açúcares
B2leites, carnes, verdurasinflamações na língua, anemias, seborreiaatua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso.
B5fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetaisfadigas, cãibras musculares, insôniametabolismo de proteínas, gorduras e açúcares
B6carnes, frutas, verduras e cereaisseborreia, anemia, distúrbios de crescimentocrescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios
B12fígado, carnesanemia perniciosaformação de hemácias e multiplicação celular
Claranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, mangaescorbutoatua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino.
Hnoz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integraleczemas, exaustão, dores musculares, dermatitemetabolismo de gorduras. 
M ou B9cogumelos, hortaliças verdesanemia megaloblástica, doenças do tubo neuralmetabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos
PP ou B3ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígadoinsônia, dor de cabeça, dermatite, diarreia, depressãomanutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue 
  

Natália - Grupo The Clevers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário