sexta-feira, 7 de junho de 2013

CRÔNICAS 


Gênero textual que trata de questões COTIDIANAS (do dia a dia), normalmente voltada para a publicação em suportes que veiculam noticias e quase sempre um texto curto, redigido em uma linguagem descompromissada, coloquial, simples, próxima ao leitor .
Irei postar agora um exemplo de crônica feita por min:

   Era tarde e o sol estava bem quente, mas ele não nos incomodava tanto graças as sombras das árvores. Estávamos meu amigo Roni e eu andando na floresta. Nós já estávamos acostumados a fazer isso talvez pelo fato de morarmos no interior, então fomos se aventurar um pouco.
    Já estávamos bem longe de casa, nenhum de nós dois estávamos com medo, mas meu amigo Roni que tinha 12 anos de idade e se mostrava mais alto do que eu estava sendo mais corajoso indo na frente com uma lasca de madeira na mão.
    No lugar onde estávamos um silêncio perturbador predominava, até que as folhas começaram a se mover em nossa direção, antes que pudéssemos ver o que era meu amigo Roni começou a correr e gritar desesperadamente entre as árvores, eu estava assustado, mas não tanto quanto ele estava se mostrando, de começo não entendia o fato dele que se mostrava tão corajoso estará agindo desta forma, mas logo depois tive um ataque de risos ao perceber que o que movimentava as folhas era apenas um esquilo assustado.

A crônica apresenta em geral poucos personagens e se inicia quando os fatos estão por acontecer por isso tempo e espaço da cronica são limitados (em um lugar definido em em pouco tempo). 

Por:Moisés Oliveira-grupo the clevers


Nenhum comentário:

Postar um comentário