sexta-feira, 21 de junho de 2013

Neoclassicismo

Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.




Os primeiros sinais do Neoclassicismo se fazem notar em vários pontos da Europa nas primeiras décadas do século XVIII, embora desde já se deva advertir que a cronologia dos estilos é sempre muito polêmica, e seus limites, muito imprecisos. O Neoclassicismo, como o nome indica, foi um movimento cultural revivalista, que voltou-se para a Antiguidade clássica - a Grécia e a Roma antigas - como a principal referência estética e modelo de vida. Considerava-se há muito tempo que a tradição clássica, onde se incluía a cultura renascentista, ela também um revivalismo classicista, era imbuída de grande autoridade moral e estética, e por isso era um modelo ideal. De fato, a "volta aos clássicos" é um fenômeno recorrente na história da cultura do ocidente

Por: Raíssa Marques - grupo the clevers
fonte: Wikipédia

Vírus


Vírus são os únicos organismos acelulares da Terra atual.

Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNAou os dois juntos (citomegalovírus). A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso outoxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária, como ideias. O termo vírus de computador nasceu por analogia. A palavra vírion ou víron é usada para se referir a uma única partícula viral que estiver fora da célula hospedeira.
Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies.


Ilustração do vírus HIV mostrando as proteínas do capsídeo responsáveis pela aderencia na célula hospedeira.


Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectamprocariontes (domínios bacteria e archaea).
Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucleico (seja DNA ou RNA, ou os dois) sempre envolto por uma cápsula proteica denominada capsídeo. As proteínas que compõe o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus. O capsídeo mais o ácido nucleico que ele envolve são denominados nucleocapsídeo. Alguns vírus são formados apenas pelo núcleo capsídeo, outros no entanto, possuem um envoltório ou envelope externo ao nucleocapsídeo. Esses vírus são denominados vírus encapsulados ou envelopados.

O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios.
São as moléculas de proteínas virais que determinam qual tipo de célula o vírus irá infectar. Geralmente, o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito. Existem vírus que infectam apenas bactérias, denominadas bacteriófagos, os que infectam apenas fungos, denominados micófagos; os que infectam as plantas e os que infectam os animais, denominados, respectivamente, vírus de plantas e vírus de animais.


Esquema do Vírus HIV






Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação. Alguns vírus possuem enzimas. Por exemplo o HIV tem a enzima Transcriptase reversa que faz com que o processo de Transcrição reversa seja realizado (formação de DNA a partir do RNA viral). Esse processo de se formar DNA a partir de RNA viral é denominado retrotranscrição, o que deu o nome retrovírus aos vírus que realizam esse processo. Os outros vírus que possuem DNA fazem o processo de transcrição (passagem da linguagem de DNA para RNA) e só depois a tradução. Estes últimos vírus são designados de adenovírus.
Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para executar o seu ciclo de vida, o vírus precisa de um ambiente que tenha esses componentes. Esse ambiente precisa ser o interior de uma célula que, contendo ribossomos e outras substâncias, efetuará a síntese das proteínas dos vírus e, simultaneamente, permitirá que ocorra a multiplicação do material genético viral.
Em muitos casos os vírus modificam o metabolismo da célula que parasitam, podendo provocar a sua degeneração e morte. Para isso, é preciso que o vírus inicialmente entre na célula: muitas vezes ele adere à parede da célula e "injeta" o seu material genético ou então entra na célula por englobamento - por um processo que lembra a fagocitose, a célula "engole" o vírus e o introduz no seu interior.

Vírus, seres vivos ou não?
Vírus não têm qualquer atividade metabólica quando fora da célula hospedeira: eles não podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade biossintética. Eles obviamente se reproduzem, mas diferentemente de células, que crescem, duplicam seu conteúdo para então dividir-se em duas células filhas, os vírus replicam-se através de uma estratégia completamente diferente: eles invadem células, o que causa a dissociação dos componentes da partícula viral; esses componentes então interagem com o aparato metabólico da célula hospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produção de mais vírus.
Há grande debate na comunidade científica sobre se os vírus devem ser considerados seres vivos ou não, e esse debate e primariamente um resultado de diferentes percepções sobre o que vem a ser vida, em outras palavras, a definição de vida. Aqueles que defendem a ideia que os vírus não são vivos argumentam que organismos vivos devem possuir características como a habilidade de importar nutrientes e energia do ambiente, devem ter metabolismo (um conjunto de reações químicas altamente inter-relacionadas através das quais os seres vivos constroem e mantêm seus corpos, crescem e performam inúmeras outras tarefas, como locomoção, reprodução, etc.); organismos vivos também fazem parte de uma linhagem contínua, sendo necessariamente originados de seres semelhantes e, através da reprodução, gerar outros seres semelhantes (descendência ou prole), etc.
Os vírus preenchem alguns desses critérios: são parte de linhagens contínuas, reproduzem-se e evoluem em resposta ao ambiente, através de variabilidade e seleção, como qualquer ser vivo. Porém, não têm metabolismo próprio, por isso deveriam ser considerados "partículas infecciosas", ao invés de seres vivos propriamente ditos. Muitos, porém, não concordam com essa perspectiva, e argumentam que uma vez que os vírus são capazes de reproduzir-se, são organismos vivos; eles dependem do maquinário metabólico da célula hospedeira, mas até aíi todos os seres vivos dependem de interações com outros seres vivos. Outros ainda levam em consideração a presença massiva de vírus em todos os reinos do mundo natural, sua origem - aparentemente tão antiga como a própria vida - sua importância na história natural de todos os outros organismos, etc. Conforme já mencionado, diferentes conceitos a respeito do que vem a ser vida formam o cerne dessa discussão. Definir vida tem sido sempre um grande problema, e já que qualquer definição provavelmente será evasiva ou arbitrária, dificultando assim uma definição exata a respeito dos vírus.

Fonte: Só Biologia
Por: Raíssa Marques - Grupo the Clevers





Inicio do inverno

Solstício de inverno é um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno. Ocorre normalmente por volta do dia 21 de Junho no hemisfério sul e 22 de Dezembro no hemisfério norte.




O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. Embora sua data não seja a mesma em todos os anos, pode-se dizer que ocorre normalmente por volta do dia 22 de Dezembro no hemisfério norte e 21 de Junho no hemisfério sul. Esse momento não é fixo no calendário gregoriano em função do ano tropical da Terra não ser um múltiplo exato de dias.

Por: Raíssa Marques - Grupo the Clevers

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Regionalização do continente americano - Resumindo


Divisão Física

Divide o continente americano conforme as características naturais da América, como o formato do continente.
cada uma das três regiões está sobre uma placa tectônica diferente.
São dividas em: América do Norte, América Central, América do sul.




























Divisão Sócio-econômica

Divide a América conforme suas características históricas e econômicas. De uma lado, a América Anglo-saxônica, a região mais desenvolvida econômica e socialmente. De outro, a América Latina, região com os piores níveis de desenvolvimento.




























Por: Raíssa Marques - Grupo The Clevers

Se liga nisso, A cada cigarro, menos 11 minutos de vida para o fumante.


Calculam que fumar de maneira habitual encurta a esperança de vida em 6,5 anos


Valendo-se de estudos epidemiológicos, expertos do Reino Unido determinaram o real impacto sobre a saúde das pessoas.
Consumir um pacote de 10 unidades equivale a viver três horas e 40 minutos menos, enquanto que um cartão completo resta um dia e meio de vida do fumador.
Sempre tem se dito que o tabaco é nocivo para a saúde, que pode produzir câncer e que a longo prazo encurta a vida das pessoas. Um novo estudo realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Bristol na Inglaterra, da mais precisão a estas advertências ao calcular que cada vez que um homem fuma um cigarro esta encurtando sua vida em 11 minutos. Como se fosse pouco, o estudo publicado pela revista cientifica British Medical Journal, afirma que os adictos ao tabaco diminuem em 6,5 anos sua esperança de vida por culpa dos cigarros.
De qualquer forma, este ultimo calculo rege unicamente para pessoas do sexo masculino que começaram a fumar aos 17 anos e não pararam até os 71.
O investigador inglês Richard Mitchell explica que estimaram que se um homem fuma como media 5.722 cigarros anuais a partir dos 17 anos de idade, e não deixa de faze-lo até os 71, haverá consumido um total de 311.688 cigarros em toda a sua vida.


Via:  Site de curiosidades
Fonte: desconhecida
Por: Raíssa Marques - Grupo The Clevers

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Carboidratos

-São popularmente conhecidos como açúcar ou glicídeos.
-Todo açúcar é um carboidrato,mas nem todo carboidrato é um açúcar.
-Sua principal função é produzir energia.
-O carboidrato principal é a glicose.
-São encontrados nas massas de pães,bolos,macarrão,cereais,frutas e vegetais.
São classificados em: 
MONOSSACARÍDEO:carboidratos simples
EX:glicose,frutose,galactose,ribose.
DISSACARÍDEO:é a unica de dois monossacarídeos.
EX:sacarose (frutose+glicose)
maltose (glicose+glicose)
lactose (glicose+galactose)
POLISSACARÍDEO:são grandes moléculas de carboidratos,formados por vários monossacarídeos.
EX:glicogênio,amido,celulose,quitina.

Por:Moisés oliveira-Grupo the clevers

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nutrientes e suas funções

Não existe um alimento que, sozinho, forneça tudo aquilo que o nosso  organismo precisa. Sendo assim, é necessário dispor de uma alimentação variada.  Os alimentos são constituídos de nutrientes diversos, responsáveis por determinadas funções do organismo.
 Alguns alimentos possuem mais proteínas, outros mais carboidratos ou vitaminas ou minerais e portanto são considerados fontes desses nutrientes. Mas, o que são proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas?
Proteínas - Indispensáveis para o crescimento e manutenção da vida, são um dos principais materiais de construção do corpo. Constantemente o organismo gasta suas proteínas que precisam ser substituídas. Crianças que não recebem proteínas suficientes em sua alimentação têm o crescimento prejudicado, defeitos de postura, cansaço fácil, palidez e desânimo.
Carboidratos - dão calor e energia ao corpo. A falta desse nutriente manifesta-se por sintoma de fraqueza, tremores, mãos frias, tonturas o que pode levar ao desmaio. É o que acontece no jejum prolongado. Já o excesso de carboidratos no organismo transforma-se em gorduras e provoca obesidade.
Gorduras - além de proteger o esqueleto, funcionam como manto protetor contra o frio e como isolante do calor interno produzido pelo organismo. O excesso de gorduras provoca aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, e aumento do peso do corpo.
Vitaminas - Elas o são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses). Elas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).
Necessitamos de vitaminas dos tipos A, D, E, K, Complexo B e vitamina C. Cada uma delas têm uma função específica...


Vitaminas
FontesDoenças provocadas pela carência (avitaminoses)Funções no organismo
Afígado de aves, animais e cenouraproblemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renaiscombate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina
Dóleo de peixe, fígado, gema de ovosraquitismo e osteoporoseregulação do cálcio do sangue e dos ossos
Everduras, azeite e vegetaisdificuldades visuais e alterações neurológicasatua como agente antioxidante.
Kfígado e verduras de folhas verdes, abacatedeficiência na coagulação do sangue, hemorragias.atua na coagulação do sangue, previne osteoporose, ativa a osteocalcina (importante proteína dos ossos).
B1cereais, carnes, verduras, levedo de cervejaberibériatua no metabolismo energético dos açúcares
B2leites, carnes, verdurasinflamações na língua, anemias, seborreiaatua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso.
B5fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetaisfadigas, cãibras musculares, insôniametabolismo de proteínas, gorduras e açúcares
B6carnes, frutas, verduras e cereaisseborreia, anemia, distúrbios de crescimentocrescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios
B12fígado, carnesanemia perniciosaformação de hemácias e multiplicação celular
Claranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, mangaescorbutoatua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino.
Hnoz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integraleczemas, exaustão, dores musculares, dermatitemetabolismo de gorduras. 
M ou B9cogumelos, hortaliças verdesanemia megaloblástica, doenças do tubo neuralmetabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos
PP ou B3ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígadoinsônia, dor de cabeça, dermatite, diarreia, depressãomanutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue 
  

Natália - Grupo The Clevers.

6 mitos sobre a Idade Média

Entenda melhor os conceitos que não são tão verdadeiros quando pensamos sobre a Idade Média.A Idade Média foi, no mínimo, uma era conturbada na Terra. No entanto, algumas versões equivocadas dos acontecimentos da época ainda se propagam. O site ListVerse uniu todos os mitos sobre a Idade Média em uma lista bastante completa, da qual trazemos aqui os pontos principais.

Terra plana no centro do universo? Não!

Uma das maiores surpresas ao pesquisar mais a fundo a história é descobrir que, ao contrário do que crescemos acreditando, naquela época as pessoas não acreditavam que a Terra era plana, muito menos que ela seria o centro do universo.
Muito antes de Galileu, Copérnico já havia quebrado essas teorias, sem ser punido por isso. Pesquisas mais recentes apontam que “não havia praticamente um estudioso cristão da Idade Média que não reconhecia a esfericidade do planeta. E alguns até mesmo conheciam o seu perímetro aproximado”.

A bíblia foi trancada, mas foi uma conspiração

Até que Gutenberg inventasse os equipamentos de reprodução tipográfica, durante grande parte da Idade Média, todos os livros eram escritos à mão. Com isso, o trabalho de reprodução era feito de forma árdua e os livros eram considerados extremamente valiosos.
Entre os diversos títulos reproduzidos por monges, estava a Bíblia. A fim de proteger as preciosas cópias, os livros foram trancados. Não houve, na verdade, uma enorme conspiração para que as pessoas lessem o livro, como muitos sugerem. A ideia era, na verdade, garantir que todos pudessem ouvir suas histórias, fazendo com que poucos tivessem acesso ao contato físico com os livros.
Também contrariando grande parte das histórias sobre a Idade Média, a ação de manter as bíblias trancadas não foi feita apenas pela Igreja Católica: a mais famosa “bíblia acorrentada” foi, na verdade, uma ideia de Henry VIII, que mandou que a cópia fosse feita e enviada à igreja protestante – que manteve o livro longe das mãos dos fiéis.

As pessoas não eram tão fedidas assim

Um dos mitos mais aceitos sobre a Idade Média é o de que as pessoas cheiravam muito mal, mas isso passa longe de ser a verdade. A ideia distorcida tomou proporções tão grandes que algumas pessoas passaram espalhar a ideia de que o incenso foi criado pela Igreja para disfarçar o cheiro de tantas pessoas em um só lugar.
Na verdade, o incenso sempre fez parte de rituais da igreja e teve suas origens em sacrifícios da religião judaica. Outro mito ainda maior que se juntou a esse seria o de que casamentos eram feitos preferencialmente em maio ou junho, pois, devido ao clima, nestes meses as pessoas não cheiravam tão mal. Isso também é mentira, afinal, os casamentos apenas não eram permitidos no período da quaresma.
Voltando ao mau cheiro, na verdade, quase todo mundo tomava banho todos os dias e, inclusive, ele foi incorporado a várias cerimonias e ritos diários. A higiene era, na verdade, bastante importante para a população de uma maneira geral – obviamente, existem exceções, mas isso acontece até hoje. Inclusive, na época, eles até mesmo esquentavam a água para os banhos em dias frios.

A pena de morte não era tão comum

Embora grande parte das pessoas acredite no contrário, a pena de morte era uma punição utilizada apenas em casos considerados extremamente graves para a época. Para que alguém recebesse a sentença, era preciso que ela fosse responsável por assassinatos, incêndios criminosos ou, acredite, a traição.
As decapitações não eram exatamente como vemos nos filmes: elas não aconteciam o tempo todo e poucas punições com a decapitação foram feitas em público. Na verdade, o caso mais comum de execução era a forca, e as fogueiras foram usadas poucas vezes, geralmente depois que o indivíduo já havia sido morto por enforcamento.

Os pobres não eram mantidos com fome

É claro que na Idade Média também havia diferenças sociais. No entanto, os mais pobres não ficavam sem alimentos. Os camponeses recebiam diariamente pães e uma porção de mingau, tudo acompanhado de cerveja. Além disso, eles também recebiam alguns pratos mais substanciais, dependendo da disponibilidade na época.
Entre eles, estavam carnes secas ou curadas, queijos, frutas e legumes. Além disso, patos, gansos e até mesmo pombos não eram incomuns na mesa dos camponeses. Alguns deles tinham até mesmo mel para acompanhar as refeições.
Enquanto isso, os ricos contavam com uma enorme variedade de cortes de gado e ovelhas, além de uma série de pratos condimentados. De qualquer forma, mesmo que os pobres não pudessem pagar pelo luxo, eles recebiam uma refeição considerada mais adequada do que muitos lanches de fast food atuais.

A violência não era generalizada

Uma das ideias erradas que se tem é que, ao longo da Idade Média, era bastante comum ver casos de violência e mortes. A verdade é que, como em qualquer época, aqueles tempos também tinham violência, no entanto, pesquisadores afirmam que nada ainda supera os feitos de Stalin e Hitler.
Historiadores modernos já assumiram que a Inquisição não foi tão sanguinolenta quanto aquilo que é mostrado em livros e filmes. Casos que vemos atualmente, como genocídio, assassinatos em série e assassinatos em massa, era algo praticamente inexistente na Idade das Trevas – tanto é que existem apenas dois casos conhecidos sobre assassinos em série durante toda a Idade Média.
Fonte:Baixaki
Italo

8 incríveis cápsulas do tempo que ainda estão fechadas

O mistério está em materiais escondidos abaixo da terra, prontos para revelar ao futuro um pouco da essência da civilização em tempos antigos.
Por Caroline Hecke em 12/06/2013Quem nunca teve o desejo de colocar coisas dentro de uma capsula do tempo? Deixar uma mensagem para o futuro, colocar coisas lá dentro para que, em centenas de anos, as pessoas saibam como você vivia a sua vida, ou, uma possibilidade ainda melhor: deixar que, no futuro, as pessoas saibam como você imaginava que o mundo seria assim que a cápsula fosse aberta.
A ideia é bastante interessante e, embora grande parte das cápsulas do tempo tragam algumas coisas não tão interessantes, como bíblias, bandeiras e selos, existem algumas delas que ainda estão enterradas por aí e escondem elementos incríveis. Nessa lista, mostramos o que você pode encontrar de mais legal em uma capsula do tempo enterrada por aí.

Cripta da Civilização, da Universidade Oglethorpe

A cápsula foi hermeticamente fechada e enterrada em 1940, devendo ser aberta apenas em 8113. Ali, será possível encontrar depoimentos e informações sobre de pessoas e empresas influentes na época, como textos do rei da Suécia, informações sobre a empresa Kodak e o roteiro original do filme E o Vento Levou.
Além disso, a cripta deve revelar aos seres existentes no futuro dezenas de livros, máquinas de escrever, máquinas de costura e aparelhos considerados como sendo de alta tecnologia para a época, como receptores de TV.

A cápsula do tempo de George Lucas

Ela foi enterrada no rancho Skywalker, em 1997 e, segundo Lucas, nem ele sabe exatamente o que foi colocado ali dentro. No entanto, em entrevista à Wired, ele garantiu que a cápsula carrega “uma série de artefatos de Star Wars e itens de sua empresa”.

Universidade da Pensilvânia

A cápsula foi enterrada em 1940 e deve ser aberta apenas em 2040. A cápsula pesa nada menos do que 204 kg, mas tudo o que se sabe é que ela traz um discurso do presidente estadunidense Franklin Roosevelt, no entanto, com todo esse peso, espera-se que mais elementos tenham sido incluídos nela.

National Millennium Time Capsule

Ela foi enterrada em Washington, no ano 2000 e deve ser aberta em 2100. Ela carrega diversos objetos importantes para a história mundial, incluindo pedaços do Muro de Berlim, um capacete da Segunda Guerra Mundial, um celular e um trompete de Louis Armstrong.

Cápsula de Martin Luther King Jr.

A cápsula foi enterrada no ano de 1988, na Freedom Plaza, em Washington e está programada para ser aberta em 2088. Ela contém alguns itens pessoais de Martin Luther King Jr, além de algumas fitas cassetes com a mensagem de pessoas coletadas nos anos 80.
Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo

A cápsula de Los Angeles

Poucas coisas definem mais o espírito de Los Angeles na década de 70 do que a cápsula do tempo enterrada em 1976 e que deve ser aberta apenas em 2076. Ela leva um vestido usado pela cantora e atriz Cher, além de uma camiseta do jogador de basquete do Lakers, Jerry West, um skate e alguns outros itens, digamos, inusitados.

Westinghouse 1939

Uma das cápsulas mais incríveis dessa lista foi enterrada em 1939, na Feira Mundial de Nova York e só será aberta em 6939. Lá dentro, os humanos (ou outros seres habitantes da Terra) poderão encontrar as relíquias de nada menos do que cinco mil anos antes.
Entre elas, estariam dezenas de microfilmes, cinejornais, sementes e tecidos. Na época, 3 mil exemplares de um livro documentando a cápsula do tempo, seu conteúdo e funcionamento foram distribuídos em museus e bibliotecas do mundo todo.

Westinghouse 1964

Para quem abrir a cápsula de Westinghouse selada em 1939, um complemento interessante foi adicionado em 1964, com a criação de mais uma cápsula. Ali, alguns elementos da época podem ajudar as pessoas de 6939 a entender melhor a evolução da tecnologia na Terra. Nessa segunda cápsula foram colocados centenas de elementos considerados modernos para a época, como relógios digitais e escovas de dente eletrônicas.
Fonte:Baixaki
Italo

Cientistas descobrem nova parte do corpo humano

A estrutura está localizada na córnea e vai facilitar e melhorar diagnósticos e tratamentos de doenças nessa região dos olhos.
Os estudos acerca da anatomia humana começaram há muito tempo e se você foi um bom aluno de Biologia provavelmente se lembra de que Leonardo Da Vinci, o próprio, estudava as partes do corpo desde 1480. Da Vinci inovou esse tipo de pesquisa, já que teve a ideia de realizar dissecação, prática não muito comum – nem legalizada – àquela época. E, desde então, os estudos a respeito do corpo humano só ficam mais aprofundados.
O fato é que muito tempo passou desde as pesquisas do pintor de Mona Lisa, mas a Medicina continua fazendo novas descobertas a respeito da anatomia do corpo humano e, por menores que pareçam, todas elas têm enorme importância na Ciência como um todo. No primeiro semestre desse ano, cientistas descobriram uma microestrutura do olho humano que ainda não havia sido registrada.

Camada dua

Fonte da imagem: Reprodução/PopSci
O oftalmologista responsável pela descoberta, Haminder Dua, nomeou a estrutura de “camada dua”, que agora é a sexta camada conhecida da córnea – estrutura transparente situada à frente do globo ocular. A descoberta dessa nova parte da anatomia ocular vai permitir que médicos oftalmologistas possam trabalhar melhor com diagnósticos e tratamentos de doenças nos olhos e, especialmente, na córnea, além, é claro, de deixar mais simples as cirurgias de transplantes.
Outra condição que poderá ser mais bem estudada é a hidropsia, uma desordem que causa acúmulo de fluídos na córnea e, talvez mais especificamente, na camada dua. O pesquisador responsável pela descoberta ainda afirma que todos os livros a respeito da anatomia ocular deverão ser reescritos, já que muitas doenças podem acometer a córnea e alguns pesquisadores já relacionam muitas delas à estrutura recém-descoberta.
Fonte:Baixaki
Italo.

Descoberta de sonda da NASA sugere que Marte já teve água potável


Há quase uma década em missão em Marte, a sonda espacial Opportunity encontrou minerais de argila em uma rocha que indicam claramente que água “potável” já fluiu no Planeta Vermelho, provavelmente em algum momento de seu primeiro bilhão de anos de existência. A tal rocha foi descoberta próximo a uma cratera conhecida como Endurance, e a argila contida nela foi formada em um ambiente quimicamente favorável ao surgimento de vida.
De acordo com o The Guardian, os minerais encontrados são semelhantes à Montmorillonita, que é formada aqui na Terra sob a influência de água com pH neutro, ou seja, o mesmo tipo de líquido que corre pelas nossas torneiras. Isso significa que, potencialmente, essa substância oferece melhores condições para a origem de formas de vida. As evidências sobre a existência de água encontradas em Marte até agora sempre se mostraram muito mais ácidas.

Passado chuvoso

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Segundo a publicação, conforme o planeta foi se transformando no deserto que é hoje, o processo de evaporação da água foi tornando essa substância cada vez mais ácida, devido à alta concentração de minerais que foi ficando no líquido remanescente. A evidência encontrada pela Opportunity data de um momento anterior a esse processo, quando ocorriam em Marte chuvas frequentes e o ambiente de lá era mais parecido ao da Terra.
Este não é o primeiro vestígio de que água “potável” tenha existido no Planeta Vermelho no passado, já que a Curiosity encontrou em março deste ano evidências semelhantes durante uma de suas missões na cratera Gale.
Fonte:Baixaki
By:Italo

como seria cair dentro de um buraco negro?!

Se você caísse num buraco negro seria cercado pela escuridão? Você neste caso seria capaz de ver além do horizonte de eventos? Dentro de um buraco negro pode existir um atalho através do espaço-tempo chamado de buraco-de-minhoca? Buracos negros concebem bebês universos?
Clique aqui para acessar os vídeos com simulações de buracos negros
simulação de um buraco-negro

Acredite, essas perguntas podem ter sido respondidas. Andrew Hamilton, da Universidade do Colorado e Gavin Polhemus criaram um video para demonstrar como seria a visão de uma pessoa que caísse num buraco negro de shwarzchild. Os dois pesquisadores alertam que com base na nossa experiência no mundo 3D poderíamos imaginar a queda através do horizonte de eventos da mesma maneira que estamos acostumados a passar por qualquer outra superfície. No entanto não é bem assim. É provável que uma pessoa que estivesse caindo no buraco negro pudesse ver além do horizonte de eventos.
“Quando um observador de fora do horizonte observa o horizonte de um buraco negro, na realidade ele está vendo a saída do horizonte. Quando ele cai posteriormente através do horizonte, ele não penetra no que estava vendo anteriormente, em vez disso, ele passa através da entrada do horizonte, a entrada do horizonte é invisível para ele até que ele realmente entre pelo horizonte. Dentro do horizonte, ele pode ver tanto a entrada como a saída do horizonte.” – dizem os dois pesquisadores.
Embora seja muito divertido assistir o fruto desse trabalho, isso também é um grande mérito científico. Calcular como se parece o universo dentro de um buraco negro é um importante exercício, pois induz os físicos a analisar o comportamento das leis da física num ponto de inflexão. Por exemplo, perto da singularidade, a visão de um observador no plano horizontal está movida ao blueshift, enquanto em todas as outras direções (exceto horizontal) essa visão será movida ao redshift.
Além disso, o princípio de localidade é severamente testado no interior de um buraco negro. Esta é a idéia de que um ponto no espaço só pode ser influenciado por suas imediações. Mas quando o espaço é infinitamente esticado, como os físicos acham que acontece no coração de um buraco negro, o conceito de “imediações” não faz sentido. Por isso a idéia de localidade também começa perder o sentido.
Isto fornece um interessante “laboratório mental”, no qual os físicos podem se perguntar de que forma idéias como mecânica quântica e relatividade podem entrar em colapso. Além disso, há outros resultados interessantes. Por exemplo, o espaço é tão curvado num buraco negro que a comum visão binocular não pode determinar distâncias. Mas uma visão trinocular poderia funcionar neste caso.


Por:Moisés Oliveira-Grupo the clevers

Perguntas frequentes > O que é/ como resolve raiz quadrada ?

A raiz quadrada não é nada mais do que um numero multiplicado por ele mesmo.

Exemplo:  2 x 2 = 4       
Exemplo:  5 x 5 = 25
Exemplo: 10 x 10 = 100
Exemplo: 13 x 13 = 169

O sinal de raiz é representado por este:

              











Exemplo de operação:

- Calcule a raiz quadrada dos seguintes números:

(a) 9 = 81                                             

9x9=81 

logo, a raiz quadrada de nove é 81

(b) 7 =  49    7x7 =49
(c) 3 = 9        3x3=9


Agora observe essa tabela com algumas operações:


Por: Raíssa Marques - Grupo The Clevers
Fonte: Própria

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Existe algum lugar que alguém não tenha chegado no planeta terra?

sim, esse lugar realmente existe e possui um nome. Ridge A ou Cordilheira A, localizada a 600 quilômetros do Polo Sul, esta cordilheira é 30% mais alta que La Paz na Bolívia. Além de ser um dos pontos mais altos, Cordilheira A é também o lugar mais frio do planeta, tal informação foi revelado através de imagens via satélite. Até o momento o lugar mais frio do mundo era o lago  Vostok na Antártida, que chegou a registrar 90 graus negativos em determinado momento, diferente dos 70º negativos constantes da Cordilheira.

A Cordilheira A, descoberta por Will Saunders é um dos lugares mais hostis para a vida, diz o próprio descobridor em estudos realizados. A umidade do ar é praticamente zero, com um céu extremamente limpo, com pouquíssimas nuvens, tais características fizeram deste lugar, o local mais propicio para a instalação de um telescópio. Segundo o cientista atmosférico Patrick Minnis da Nasa “é o local mais próximo do universo sem sair do planeta”.

Este telescópio será três vezes mais nítido do que qualquer outro instalado e terá imagens tão boas quanto o Hubble, o telescópio será construído na China contando com apoio da Austrália que é dona do local que provavelmente já está pronto e instalado no lugar. O telescópio será controlado à distância por um sistema de computadores. 
Tal descoberta é o último passo de uma corrida cientifica pelo Polo Sul que ganhará mais telescópios, desta vez, construídos pelos Estados Unidos, Itália e pela França.

Por:Moisés oliveira-Grupo the clevers